ASMR – A “mágica” que me ajudou com insônia, ansiedade, stress…

Oi pessoal,

Demorei um pouco mais pra fazer post essa semana, sorry! Então decidi falar sobre o ASMR e como ele tem me ajudado ao longo de cinco anos.

O QUE É ASMR, MULHER?

Bom, é difícil descrever. Não gosto de utilizar o termo que a maioria utiliza, que seria “orgasmo cerebral” – porque o ASMR, pelo menos pra mim e pra grande parte de seus apreciadores, não tem nada a ver com sexo. Tem mais a ver com bem estar, relaxamento físico e mental.

O ASMR nada mais é que uma sensação de relaxamento intensa, que pode causar arrepios, formigamento na cabeça, no couro cabeludo, nuca e medula espinhal. O pessoal da gringa gosta de chamar isso de tingles, que significa formigamentos.

A sigla é de Autonomous Sensory Meridian Response, ou Reação Involuntária Sensorial. O nome é estranho e até parece um tipo de habilidade mutante, mas é bem mais simples do que você imagina.

LEGAL, MAS QUE DROGA É ESSA E ONDE EU COMPRO?

Hahaha, não! Não é substância ilícita, meu caro zé droguinha. O ASMR é obtido de coisas simples e você com certeza já teve esta experiência em alguma atividade do cotidiano. Ir ao cabeleireiro e ouvir o som das tesouras, ou lavar os cabelos no lavatório. O som da chuva, o som de algo efervescendo, o som de alguém teclando suavemente, ou até mesmo manuseando papéis/plástico. Sussurros, sussurros inaudíveis, barulhos de alguém comendo, bebendo, mastigando, mascando…

xicara
Mas olha só que xícara relaxante, olha esse vapor.

EU TENHO UNS SURTOS DE ANSIEDADE, ASMR AJUDA NESSA QUESTÃO?

Obviamente, cada um é cada um. Eu sou uma pessoa que tem ansiedade moderada a grave acompanhada de transtorno do pânico. Eu faço terapia e tomo medicamentos. Mas obviamente não depende só dos outros, eu também tenho que fazer a minha parte. Eu vivo presa dentro da minha própria cabeça e não escolho ficar desse jeito. Porém, se entregar e ficar se lamentando 24/7 também não ajuda em nada.

O ASMR surgiu pra mim na época da faculdade, enquanto eu procurava tutoriais de desenho. Eu vi um vídeo de uma senhora fazendo rabiscos e falando suavemente. O vídeo pedia para que usássemos fones de ouvido (isso é importante; como os sons são binaurais (esquerda e direita) eles só têm efeito com fones). Achei maravilhosa a sensação de calma e relaxamento que senti, então procurei mais sobre isso.

No segundo ano da faculdade, eu caí em uma depressão fudida por inúmeras questões da época. Com sorte, na hora de dormir, o ASMR me ajudou contra o monstro da ansiedade e os pensamentos ruins. Eu também ouço ASMR para fazer desenhos mais detalhados, sem pressa.

CARA, QUE BIZARRO. MANDA UM VÍDEO, POR FAVOR.

Bom, todo mundo busca um momento de paz de alguma forma, não é? Tem gente que pinta mandalas, tem gente que fuma maconha, tem gente que estuda Java (Oi, Bruno!), tem gente que faz aula de tiro e tem gente que ouve ASMR.

Não funciona com todo mundo, da mesma forma que eu não funciono pintando mandalas. Mas vale a pena conhecer.

Este é um que eu gosto bastante:

Espero que tenham gostado! :3

Beijos.

5 comentários sobre “ASMR – A “mágica” que me ajudou com insônia, ansiedade, stress…

Deixe um comentário

