Rituais para se fazer antes de dormir.

Sim, depois de nove meses, você vê o resultado eu voltei!

Desde que eu voltei a trabalhar, tem sido um pouco difícil atualizar as redes sociais. Mas tive um insight para um post, dia desses. Resolvi o unir o útil ao agradável, postando mais uma dica pra vocês. Recentemente, tenho conversado com alguns amigos e colegas sobre o que fazer antes de dormir, a fim de propiciar uma boa noite de sono e melhor despertar no dia seguinte. Peguei várias dicas e fiz algumas pesquisas. Espero que o post ajude a vocês terem uma ótima noite de sono e consequentemente, uma maior qualidade de vida. 😉

1003440_667925173222317_1434603_n

Por que um ritual antes de dormir é importante?

Nosso dia a dia é corrido, cheio de preocupações, estresse, afazeres e até uns momentinhos de tristeza ou chateações. Normal, todos nós passamos por isso. O importante é não levar estes elementos para cama (hehe) e literalmente se desligar do mundo exterior. A hora de dormir é um momento seu e você DEVE dar toda a atenção e amor pra si mesmo, pois como diz o filósofo contemporâneo RuPaul:

rupaul

Se você não se amar, como diabos você vai amar alguém?

E não implica somente em gostar ou amar alguém. Implica também em sentir prazer nas coisas que você ama fazer. Quando você não está bem consigo mesmo, nada tem graça nem sabor. Eu digo por experiência própria.

Como fazer um ritual pessoal? + Sugestões de entrevistados 😀

tumblr_np6nj3eiru1tlwrllo1_250

euzinha, pela manhã

Antes de qualquer coisa, você está dormindo o tempo suficiente?

Apesar do tempo de sono ideal ser 8 horas, nosso sono consiste em ciclos de 90 minutos, e acordar no meio de um pode dar aquela sensação horrível de “estar saindo do coma”. O ideal é acordar entre eles, então você pode calcular o tempo exato para acordar bem e ajustar o seu alarme conforme você se sentir melhor.

Agora, o ritual:

O meu, particularmente consiste em coisas simples, nesta ordem:

  • Tomo um banho quente/morno.
  • Faço um chá de hortelã ou de camomila.
  • Levo pro quarto, e enquanto esfria um pouco, eu acendo uma vela aromática de baunilha ou maçã com canela. Eu gosto das velas da Glade e da Bom Ar que não são fortes e vendem no supermercado mesmo.
  • Ao lado da minha cama, tem um pequeno banquinho com um espelho e um creme não pegajoso. Passo no rosto, enquanto penso em coisas boas ou ouço ASMR. (o que é ASMR? lembre aqui: ASMR – A “mágica” que me ajudou com insônia, ansiedade, stress… )
  • Tomo meu chá, apago a luz e deixo a vela queimar um pouquinho enquanto eu tenho aquele momentinho de agradecimento e reflexão.

tumblr_nv5nekcrwy1u423fio1_500

As dicas que eu recebi:

  1. “Eu escolho um pijama bem legal; no frio um quentinho, e no calor um short doll. Uma xícara de chá ou uma taça de vinho.”- Marina.
  2. “Como um chocolate, oro, assisto um dvd e mexo um pouco nas redes sociais.”- Joyce.
  3. “Eu gosto de ouvir música relaxante, Pregações do Claudio Duarte… e quando penso que não, dormi.”- Graciela.
  4. “Eu ligo para o meu amor, desejando uma boa noite e agradeço à Deus pelo dia que ele me deu.”- Paula.
  5. “Abraço o meu love, beijo-o e vou orar.” – Fernanda.
  6. “Assisto gameplays de Assassin’s Creed e um vídeo de ASMR”- Marcos.
  7. “Ouço um audiobook até pegar no sono. Ou deixo algum episódio de algum seriado de humor de fundo.”- Bruno.
  8. “Eu tomo café. Sim, eu tomo café antes de dormir.”- Vilma

 

O que não fazer antes de dormir? Ou pelo menos tentar evitar?

Remoer as chateações do dia, pensar em contas para pagar, pensar em como fulana/o de tal é/foi escroto, tentar fazer os planos do dia seguinte (sério, faça isso antes, senão você pode desencadear mais preocupações). Se você tem dificuldades para dormir, que tal evitar cafeína e tentar um chá de camomila ou suco de maracujá? Não comer coisas muito pesadas. Pensar sobre doenças, medo, achar que não tem valor pra ninguém, compromissos, picuinhas, dormir com raiva de alguém, dormir especulando porque pessoa X te trata Y… Deixe isso de lado. O dia acabou e amanhã é mais uma chance de você fazer diferente e ser alguém melhor. Esteja bem consigo mesmo pra poder resolver os problemas outra hora. O momento de dormir é o momento de recarregar as energias, portanto, foque-se em como você precisa descansar pra brilhar o dia seguinte. Encha-se de pensamentos bons, leia um texto que te faça bem ou fale com uma pessoa que te transmite um sentimento bom. Como diria o comercial da Garnier, você vale muito. 😉

Espero que tenham gostado!

Beijos e ótima noite de sono.

tumblr_nrrarmiay31se0at2o1_500

 

 

 

2 comentários sobre “Rituais para se fazer antes de dormir.

Deixe um comentário

